quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto de Residência

As novas políticas de habitação como o "Minha Casa minha Vida" mantém o mercado imobiliário aquecido. Inúmeras obras aparecem nas cidade, o lote é aproveitado ao máximo e , talvez, na maioria dos municípios, as leis de uso e ocupação do solo pouco restritivas ( às vezes quase nada restritivas ) não contemplam normas básicas de conforto ambiental. É correto pensar que todos tenham direito ao uso do solo conforme suas possibilidades, porém alguns quisitos mínimos de implantação deveriam entrar em vigor.

Recuos frontais, laterais ( ao menos para aberturas ), porcentagem de área permeável (verde) são algumas delas. Poderíamos aprofundar no assunto e valermos de ferramentas mais avançadas, porém para o presente, o básico!
Fachadas claras, leves, com desenhos que garantam a proporção para as edificações de lotes com pequenas testadas, que garantam também o direito do usuário à percepção das formas de sua fachada, das cores . Desenhos que propiciem organização visual adequada e harmonia.
Telhados duas águas em lotes com pequena testada não convidam o olhar e tão pouco aparecem, vê-se os beirais e só.
O "jogo" das alturas diferenciadas de paredes e de texturas, junto à cores certas podem de pronto ajudar. Neste estudo iniciado hoje de uma residência no município de Cambuí - MG, almejo tais características.
Outro fator importante: Jamais projetem em 2D. O projeto 2D emite muitos detalhes de junção de paredes e telhados, estudo de pontos de perspectivas que mostrem realmente se um telhado "aparece" como  pretendido ou não, cores x volumes. Uma fachada desenhada em 2D mostra o telhado e suas inclinações, porém não passa nem perto do ângulo de visão do observador real.





O CLIENTE DESEJA AMPLIAR FUTURAMENTE UM PAVIMENTO ACIMA.

SOLUÇÃO SEM ALTERAR O PROJETO ANTERIOR E REDUZIR AO MÁXIMO INTERVENÇÕES CIVIS DE REFORMA.



COM PORTÕES EM LAMBRI FECHADOS OU EM GRADIOS. O IMPORTANTE É, ALÉM DA FUNCIONALIDADE CONSTRUTIVA E DE USO DOS COMPARTIMENTOS INTERNOS, A FACHADA COM FORMAS BEM DEFINIDAS E QUE ASSEGURA INTEGRIDADE ESTÉTICA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário