terça-feira, 4 de setembro de 2012

Participação em projeto de adequação de escola em Cambuí


A obra foi motivada pela necessidade de adequação da escola Cavalcanti às necessidades de cadeirantes. Conta com acessos em rampa e um sanitário adequado a PNE. O corpo principal,(tombado) não sofreu nenhuma alteração quer seja de reforma, complementação ou demais atos construtivos. O novo sanitário foi construído entre dois corpos de edificação existentes sem que fosse necessário intervenções civis nos mesmos e a este anexo foi incorporada uma linguagem aliada ao modelo "contemporâneo"* de arquitetura.

* : Quando afirmo arquitetura contemporânea, na verdade há um equivoco de gênero. Todo modelo de arquitetura que condiz com sua época é contemporâneo, porém não existe separação entre uma arquitetura e outra na história da arquitetura.
Ao afirmar como "contemporânea" esta pequena ampliação, afirmo que não existe nela nenhuma linguagem arquitetônica que preste referência ao conjunto tombado, cujas características são oriundas de seu tempo, da cultura daquele tempo e das soluções construtivas existentes na região neste tempo.




Em todas as partes da escola foram também implantadas áreas verdes nos percursos e no parquinho. Estas áreas ajudam a humanizar a escola, a dar sentido de unidade entra todos os elementos construídos
(existentes e novos). Pelo fato de a escola ter passado por várias ampliações em diversos períodos, o sentido de unidade, de conjunto se perdeu e a intenção destas áreas paisagísticas feitas de forma simples contribuíram com isto.
Espero que as crianças estejam felizes com estas adequações e que os PNE sejam recebidos dignamente.

Agradeço a toda equipe envolvida, aos profissionais que deram plataforma técnica ao projeto, que deram vida a ele e que com muita paciência e grandeza de espírito conferiram ao projeto todos os ajustes necessários para que o mesmo viesse à realidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário