Projeto de sede e unidades ( chalés ) para pousada em Monte Verde.






Projeto de sede e unidades ( chalés ) para pousada em Monte Verde. Tanto os chalés quanto a sede seguem como padrão estético algumas tipologias da arquitetura tradicional alemã, aceita e utilizada em grande escala no local. Esta região de Monte Verde, Gonçalves e algumas cidades do Vale do Paraíba adotaram esta linguagem tão rica em detalhes e que proporciona um belo jogo de fachadas e telhados. Em meio à vegetação típica da região, esta arquitetura dialoga com a paisagem compondo um belo cenário.

SEDE

Projeto desenvolvido conforme o programa proposto pelo proprietário:

Será necessário uma sede versátil, que incorpore em um único bloco os setores de atendimento ( portaria e saguão ), salão de café com vista panorâmica, manutenção e limpeza e duas unidades de hospedagem.


A primeira questão importante é a escolha da locação. Procuramos um local onde fosse necessário o mínimo de cortes de árvores possível, em seguida uma declividade tal que fosse possível um pavimento abaixo do nível térreo com face para a parte posterior do imóvel ( setor de serviços) e estar visível a quem transita pela Avenida das Montanhas (rota turística de acesso às pedras).


Análise da planta:




Perspectiva mostrando a elevação principal - Vista para a Avenida das Montanhas 

 



Perspectiva mostrando a parte posterior - Vista para o salão de café, abaixo área de serviços e deck externo. 





Perspectiva mostrando a sacada de uma das suítes.






OS CHALÉS:

Existem no local algumas unidades de chalés que hoje atendem, na maior parte casais que procuram o clima romântico e pitoresco de Monte Verde. Os novos chalés são propostos para atender esta demanda de público. Tijolo aparente com acabamentos em madeira nas quinas, jogo de telhados com grande inclinação e estrutura robusta conferem o clima de montanha, de inverno e solidão. Internamente, o madeiramento aparente e forros de madeira, o elemento da lareira servindo também como mesa para aperitivos e a banheira em deck coberta com vigas de madeira aparente e vidro permitem o clima lúdico. 


Perspectiva geral (vista frontal)

Perspectiva - (vista posterior) Notar vidro sobre a banheira.